domingo, 15 de maio de 2022

DIA 05 DE MAIO - DIA NACIONAL DO USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS

Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, tem como objetivo conscientizar sobre os riscos à saúde causados pela automedicação. No entanto, é bem importante destacar que esse cuidado não deve acontecer apenas um dia no ano.

Já que consumir inadequadamente medicamentos pode levar a quadros de intoxicação, causar dependência e até mesmo a morte. Somado a isso, essa conscientização também diz respeito a saber como descartar corretamente sobras de remédios, a fim de evitar problemas para outras pessoas e/ou danos à natureza.

O uso irracional ou inadequado de medicamentos é um dos maiores problemas em nível mundial. A OMS estima que mais da metade de todos os medicamentos são prescritos, dispensados ​​ou vendidos de forma inadequada, e que metade de todos os pacientes não os utiliza corretamente. 

Exemplos de uso irracional de medicamentos incluem: uso de muitos medicamentos por paciente ("polifarmacia"); uso inadequado de antimicrobianos, muitas vezes em dosagem inadequada, para infecções não bacterianas; excesso de uso de injeções quando formulações orais seria mais apropriado; falta de prescrição de acordo com as diretrizes clínicas; automedicação inapropriada, muitas vezes medicamentos prescritos; não aderência aos regimes de dosagem.

IMPORTANTE: O uso excessivo, indevido ou o sub uso de medicamentos resulta em riscos para a saúde, além de desperdício de recursos financeiros.





 

Nenhum comentário: