quinta-feira, 8 de maio de 2014

ALIMENTAÇÃO E GRIPE MITOS E VERDADES

ALIMENTAÇÃO E GRIPE – MITOS E VERDADES

Com a queda da temperatura, cresce a incidência de gripes e resfriados, que se mantêm entre as principais causas de internação no País, de acordo com o Ministério da Saúde. Além da gripe, causada por vírus, o problema é agravado porque 30% dos brasileiros apresentam complicações alérgicas, como rinite e bronquite. Uma das razões é que o frio inibe a movimentação dos cílios presentes nas vias respiratórias, que não conseguem realizar adequadamente seu trabalho de aquecer e filtrar o ar que entra no corpo, aumentando a possibilidade de micro-organismos se instalarem.  Além disso, as pessoas ficam mais tempo em locais fechados, potencializando a transmissão. São muitos os mitos que cercam este tema, desde como se contrai a doença, os tipos de tratamentos, até a influência da alimentação na prevenção e cura. Segue as principais dúvidas quando o assunto é alimentação e gripe:
Vitamina C previne a gripe. PARCIALMENTE VERDADE – As investigações sobre a influência da vitamina C na prevenção da gripe se intensificaram bastante após os trabalhos do pesquisador Linus Pauling, ganhador de dois prêmios Nobel, publicados na década de 1970.  A ciência ainda não conseguiu provar que megadoses dessa vitamina são capazes de prevenir a gripe. Se, por um lado, a vitamina C não ajuda a evitar a gripe, por outro, pode ajudar a reduzir a duração dos sintomas. Mas trabalhos já mostraram que o hábito de ingerir vitamina C para tentar diminuir a duração da gripe pode funcionar, reduzindo em 8% o número de dias com sintomas em adultos e em 14% em crianças.

Um bom prato de canja de galinha ajuda na cura. VERDADE – o líquido quente da canja ajuda na expectoração de mucos presentes nas vias aéreas superiores. Além disso, alguns estudos apontam que a canja poderia melhorar os sintomas, pois durante o processo de cozimento da carne, temos a liberação de uma substância chamada cisteína. Esse aminoácido teria a capacidade de agir sobre o muco, tornando-o menos espesso.

Vale a pena tomar chá para ajudar na cura da gripe. PARCIALMENTE VERDADE – Embora não existam estudos científicos que comprovem a eficácia de chás no combate à gripe, sabe-se que alguns tipos aliviam os sintomas, como chás de hortelã, menta, alho, mel e limão, por exemplo. A menta tem poder expectorante; já o alho e o mel, estimulam o sistema imunológico.

O alho é eficaz no combate à doença. VERDADE – ele contém elementos como a alicina, de ação antiinflamatória e antibacteriana, reduzindo os sintomas e sua duração, como a coriza, por exemplo.

Ingerir bastante líquido melhora o quadro. VERDADE – Beber muita água é obrigatório para melhorar o quadro, pois sintomas como tosse seca ou com secreção, coriza e nariz entupido, por exemplo, melhoram com a ingestão de água. Eles diluem o muco e ajudam em sua eliminação, melhorando sintomas de obstrução nasal, dor de cabeça e febre.

Ingerir uma maçã por dia previne a gripe. PARCIALMENTE VERDADE – A maçã pode auxiliar no processo de melhora dos sintomas, pois ela contém ácido málico que favorece a absorção da vitamina C, nutriente antioxidante. Uma pesquisa verificou que 100g da fruta fresca pode ser mais benéfica que um comprimido de vitamina C, já que os antioxidantes naturais são mais potentes que os encontrados em suplementos dietéticos.



Fonte: http://prodietnutricao.com.br/