domingo, 14 de outubro de 2012

Vinagre e seus tipos


Cada tipo de vinagre é indicado para itens culinários diferentes e na hora de escolher o vinagre certo é fundamental observar se a intensidade de cada tipo está associada com a do sabor do alimento. Confira sugestões para ajudá-la a escolher o vinagre certo.

Vinagre balsâmico

Vinagre escuro, bastante aromático, de textura densa e leve sabor adocicado, é indicado no preparo de molhos para saladas, para temperar legumes ou para enriquecer molhos a partir do fundo de cozimento, além de risotos, carnes, pescados defumados e até em sobremesas.

Vinagre de maçã

Elaborado a partir da fermentação do suco de uma variedade de maçã, o vinagre de maçã é o menos ácido. Por isso, é indicado no preparo de pratos frios como saladas e conservas. Além disso, pratos agridoces também ficam excelentes quando preparados com vinagre de maçã.

Vinagre de álcool

Obtido mediante a fermentação acética de soluções aquosas de álcool, originárias do álcool etílico potável, esse tipo de vinagre tem sabor bastante acentuado, mas apresenta poucos nutrientes. É utilizado para conservas, temperos e também age como produto eficaz na limpeza da casa.

Vinagre de champanhe

Segundo a Associação Nacional das Indústrias de Vinagre, trata-se de um produto de sabor elegante, como a bebida da qual procede. Esse tipo de vinagre possui leve sabor adocicado e é muito utilizado no preparo de legumes cozidos.

Vinagre de vinho

Pode ser elaborado a partir do vinho tinto ou branco. Depois do vinagre de álcool, esse tipo de produto é o mais consumido no Brasil. O vinagre de vinho branco é ideal no preparo de peixes, podendo substituir o uso do limão. Já o vinagre de vinho tinto, de sabor mais marcante, é ideal no preparo de carnes e saladas.

Vinagre de arroz

De sabor suave, pode ser facilmente encontrado em lojas de produtos orientais. É intensamente utilizado na culinária oriental, principalmente no preparo do arroz e do sushi.

Vinagre de mel

De acordo com a Associação Nacional das Indústrias de Vinagre , o vinagre de mel é um produto obtido pela fermentação do mel de abelha. Utilizado para elaboração de doces e xaropes e como auxiliar em dietas nutricionais.

Vinagre de xerez

Produto típico da Espanha, possui sabor delicado e exclusivo. É indicado no preparo de saladas, para aromatizar pescados e carnes brancas e também no preparo de alguns tipos de drinques.

Vinagres Aromatizados

Podem ser aromatizados com ervas, especiarias, frutas ou alho, e são indicados para molhos de saladas. Aqueles aromatizados com frutas podem ser utilizados no preparo de sobremesas.
Fonte: dicas de mulher

Nenhum comentário: