sábado, 24 de janeiro de 2015

PONDO ORDEM EM CASA!

Noite anterior/ Manhã

1- Escolha o cardápio do almoço, defina a roupa e coloque tudo que você precisa para o dia seguinte em uma área designada na noite anterior. Organize o material escolar do seu filho na sua mochila na noite anterior, para você não perder tempo no dia seguinte. 

2- Organize a bolsa, pastas, telefone celular e as chaves em uma área designada para que saiba sempre onde estão. 

3- Decida sobre um cardápio do café da manhã na noite anterior. Se a família gosta cereal, deixe separada a caixa de cereal, tigelas e colheres, por exemplo.

4- Façam uma lista "para fazer" para o dia seguinte e priorize as tarefas (cheque a lista regularmente).

5- Encha o tanque de gasolina no dia anterior para ganhar tempo no dia seguinte e evitar contratempos. 

Banheiro

6- Para organizar seu Box, coloque os sabonetes, xampu/condicionador ou itens de uso diário em prateleiras dentro do box. Há diferentes tipos de organizadores em lojas e vidraçarias, inclusive organizadores que se encaixam no chuveiro, para quem não tem espaço.

7- Para ajudar a manter as  portas do box limpas, compre um rodinho de água (aqueles de pia) e mantenha-o no banheiro. Quando você terminar de tomar banho, apenas limpe as portas com o rodo para mantê-las limpas e secas. Muitos rodinhos vêm com um buraco no punho para pendurá-los no chuveiro com uma ventosa.

8- Instale uma barra magnética dentro da porta do armário e pendure pinças, cortadores de unha, tesouras ou grampos de cabelo.

9- Se você gosta de ler no banheiro, coloque uma porta revistas em algum cantinho. À medida que adiciona novas revistas ou jornais, recicle ou doe os mais velhos. Não exagere na quantidade para não virar bagunça.

10- Jogue fora itens antigos ou fora da validade, como: maquiagem, loções, lâminas de barbear, protetor solar e cosmético em geral. 

11- Se você não tiver espaço em seus armários do banheiro para toalhas, organize-as enroladinhas dentro de uma cesta bem linda perto do chuveiro ou sobre a bancada (se tiver espaço).

12- Instale ganchos na parede ou atrás da porta do banheiro para toalhas e roupões. Você pode colar gancho adesivo, se não quiser furar a porta.

13- Conte com a ajuda de organizadores de gavetas para maquiagens, jóias, prendedores de cabelo e outros itens soltos. Porta talheres é uma ótima pedida e custa baratinho.

14- Coloque uma estante ou prateleiras acima do vaso para guardar toalhas e outros acessórios. 

15- Coloque um relógio em cada banheiro para que não haja desculpas para chegar atrasado. 

Closet

16- Doe roupas e sapatos que não usa mais, isso inclui roupas que já não estão na moda, que não servem mais, ou que você não tenha usado em um ano. Além disso, se livre daqueles sapatos desconfortáveis ​​que você não usa há muito tempo. 

17- Separe as roupas por estação. Deixe as roupas fora da estação no fundo das prateleiras ou em prateleiras mais altas.

18- Categorize suas roupas por finalidade: trabalho, casual, frio ou de calor. Deixe as roupas do trabalho de fácil acesso.

19- Padronize os cabides.

20- Pendure os lenços em cabide próprio, e cintos e gravatas em cabides ou prateleiras. 

21- Use organizadores para manter os sapatos organizados. Recicle as caixas de sapatos velhos que atravancam o chão. Lembre-se: você não precisa manter cada par de sapatos em seu armário durante todo o ano. 

22- Instale ganchos na parede do armário para pendurar chapéus, bolsas e sacolas. 

23- Guarde as roupas que usa com menos freqüência em sacos com fechamento a vácuo. Estes sacos comprimem a roupa, e fica mais fácil de caber debaixo da cama ou no armário. Guarde apenas as roupas que você acha que será usada!

Cozinha

24- Organize seus armários em várias categorias, tais como pratos, copos, recipientes de plástico, pratos infantis e copinhos. Coloque cada categoria em uma prateleira, dessa forma, você ou outros membros da família saberão onde fica guardado cada item.

25- Agrupe os alimentos juntos na despensa para facilitar o acesso e avaliação dos estoques. 

26- Coloque molhos e temperos dentro de uma cesta em uma prateleira. 

27- Aposte nos organizadores de temperos. Deixe-os em lugares de fácil acesso e fixe etiquetas para identificar o conteúdo. 

28- Separe um armário ou gaveta para os potes de plástico ou de vidro. Guarde-os abertos e coloque um pote dentro do outro para aproveitar espaços. Deixe as tampas debaixo dos potes, ou ao lado, dentro de uma cesta.

29- Deixe sobre a bancada apenas os itens que você usa diariamente. Exponha apenas os livros de receitas que você realmente usa e, se possível, guarde o mixer / processador de alimentos e outros eletrodomésticos pouco usados em sua despensa.
30- Se você tem uma coleção de receitas cortadas que estão enchendo gavetas e ocupando espaço na bancada, compre um fichário em uma cor que combina com sua decoração, protetores de folha de plástico (para proteger suas receitas), papel e um conjunto de divisores com guias. Cole cada receita em um pedaço de papel (use a frente e o verso de cada folha de papel) e, em seguida, coloque em um protetor da folha. Categorize as receitas (café da manhã, sobremesa etc.), rotule as abas, e coloque as receitas no fichário. 

31- Utilize Ecobags para diminuir a quantidade de sacolas plásticas e contribuir com o meio ambiente.

32- Tenha o hábito de limpar a geladeira toda vez que você trazer mantimentos para a casa. Descarte as comidas velhas e produtos fora da validade sempre que possível.

Quarto criança

33- Coloque um cesto divertido no quarto para as roupas sujas.

34- Coloque cordas ou varal de roupas na parede e prenda os trabalhinhos de arte do seu filho com prendedores de roupas, eles vão amar!

35- Para quem tem pouco espaço no quarto, instale ganchos na parede e pendure cestas ou ecobags divertidas para organizar os brinquedos.

36- Adicione uma estante e ajude seu filho organizar os livrinhos.

37- Compre despertadores (de preferência com bateria) e ensine a criança a se levantar a tempo. 

Diversos

38- Certifique-se que tudo em sua casa tem um lugar. Ensine todos os membros da família para cuidar de seus próprios pertences, , por exemplo: se você tirá-lo do lugar, coloque-o novamente no mesmo lugar; se você abrir , feche; se você fizer uma bagunça, arrume e assim por diante. 

39- Coloque um cestinho de lixo  em cada quarto e coloque vários sacos de lixo não utilizados na parte inferior de cada um. Isto irá eliminar inúmeras viagens para pegar novos sacos de lixo.

40- Coloque uma cesta decorativa na mesa de centro para organizar os controles remotos. 

41- Mantenha cestas ou caixas em todos os quartos para uma rápida captação de brinquedo ou outros itens espalhados.

42- Todas as noites antes de dormir, peça que todos os membros da família arrumem a desordem por 10 a 15 minutos. Faça um jogo para ver quem consegue pegar o maior número de coisas no menor espaço de tempo. 

43- Crie um centro de mensagens da família no refrigerador ou outro lugar de destaque e use-o para listas de compras, lembretes, calendários e mensagens de telefone. 

44- Faça uma lista de compras em seu computador a partir de uma planilha ou documento do Word. Categorize os mantimentos em seções, como congelados, laticínios e assim por diante. Em cada categoria, liste os itens que você compra com mais freqüência. Para ajudar, criei uma lista super bacana para imprimir, aqui.

45- Crie uma caixa de entrada em sua mesa para documentos (contas, correspondências) que precisam de sua atenção. Limpe-a diariamente. 

46- Use um filtro de linha (muitos podem ser montados em uma parede), como base para todos os carregadores de telefone celular, câmera, IPOD, etc. Você nunca terá que caçar uma tomada ou pedir a alguém para procurar seu telefone.

47- Fixe uma etiqueta em cada cabo para facilitar a procura.
48- Organize seu computador criando pastas e subpastas. 
49- Não se distraia enquanto organiza a casa. Desligue o telefone e foque nas tarefas para não perder tempo.
50- Não procrastine! A procrastinação é o maior inimigo da organização, portanto não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. Começou, termine, não pare no meio.
Uma casa mais organizada, melhora a produtividade e o mais importante de tudo: + qualidade de vida para você e sua família. Pense nisso!


Fonte: http://www.organizesemfrescuras.com/