quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

5 ITENS QUE PREJUDICAM SUA PELE, SAIBA COMO EVITAR

1) Exposição exagerada ao sol

O sol é o campeão na lista dos vilões para a pele. Os danos causados pelos raios UV atingem desde a camada superficial, que fica cinzenta e sem viço, até as profundas.

Como evitar: o filtro solar deve ser usado diariamente, mesmo em dias nublados, seguindo a regra básica de quanto mais clara a pele, mais alto o fator de proteção. O filtro diário deve ter no mínimo FPS 15 e, na praia, FPS 30.


2) Poluição diária e cigarro

Ter contato com substâncias tóxicas em cidades poluídas, assim como as provocadas pelo cigarro, é um risco que, em longo prazo, deixa a pele sem vida  e resistência. A presença de ozônio e dióxido de carbono no ar tem efeito oxidativo, o que leva à formação de radicais livres, moléculas que danificam as células cutâneas. Ou seja, aceleram o envelhecimento. Sobre o cigarro, o tabaco produz um estresse oxidativo enorme, diminuindo a circulação de sangue na pele e causando danos ao DNA, o que explica o porquê da pele dos fumantes apresentarem rugas, ressecamento, fragilidade e tom irregular.

Como evitar: o segredo é manter a higiene da pele e utilizar cosméticos com ativos antioxidantes (vitaminas C e E, extrato de café, niacinamida e ácido ferúlico). Fumantes devem avaliar os prejuízos e começar a pensar em acabar com o vício.


3) Estresse

O acúmulo de tarefas cotidianas e a rotina exagerada de trabalho resultam em fadiga e um nível elevado de estresse, com conseqüências estéticas preocupantes. O estresse crônico leva a uma liberação de hormônios e neurotransmissores, que desencadeiam em um processo inflamatório e oxidativo das células, já que o organismo acaba produzindo radicais livres em quantidade muito maior do que sua defesa é capaz de conter. Isso acarreta, entre outras disfunções, na alteração de estruturas celulares cutâneas e danos no DNA e nas fibras de colágeno. O resultado são rugas, ressecamento e perda da textura da pele, olheiras, celulite, unhas fracas e queda de cabelo.

Como evitar: praticar exercícios físicos, meditação, ioga e massagens relaxantes, além de priorizar as fontes de prazer. Caminhada, natação, corrida, bicicleta e dança são atividades com alto poder de relaxamento.

4) Pouco sono

O tempo necessário de descanso depende de cada pessoa, mas entre seis e oito horas de sono é uma boa média para aliviar o cansaço da rotina, menos que isso, já pode trazer conseqüências desagradáveis ao organismo.

Dormir pouco deixa a pele mais seca e sem brilho e favorece as olheiras que, com o tempo, podem se tornar crônicas. Marcas de expressão, olheiras, bolsas e uma tez irregular impactam na expressividade facial, deixando-a com um aspecto envelhecido e triste devido às rugas de expressão e rugas verticais. O sono restabelece a hidratação natural da pele, responsável por uma textura e aspecto mais saudáveis.

Como evitar: manter a hidratação da pele diariamente. Para amenizar as olheiras, no dia seguinte, compressas de água ou chá de camomila gelados no local --a baixa temperatura reduz o calibre dos vasos sanguíneos e suaviza a fisionomia abatida.

5) Dieta desregrada

A correria do dia a dia impõe um ritmo de alimentação com itens açucarados e pobres em minerais e vitaminas, produtos industrializados, frituras e gordura saturada, aliados a um baixo consumo de frutas e legumes. Fato que desencadeia a formação de manchas aumenta a produção de sebo, que leva à abertura dos poros; e facilita o aparecimento de micro vasos.  Um dos grandes problemas é o excesso de glicose que acelera o aparecimento de rugas e a flacidez da pele.

Como evitar: adotar uma alimentação que priorize vegetais (frutas e legumes), preparados sem gordura, carnes e peixes grelhados, poucos carboidratos e o mínimo possível de açúcar. 

BELEZA ORIENTADA
Seu blog sobre saúde, beleza e bem estar