segunda-feira, 31 de março de 2014

DICAS PARA COMER MELHOR


DICAS PARA COMER MELHOR
1 – “Sempre que possível, inicie a refeição com a fonte de proteína, que aumenta a sensação de saciedade mais rápido que alimentos ricos em carboidrato”.
2 – “Fuja dos alimentos ou bebidas com alto teor de açúcar. Quanto mais alto o nível dessa substância no sangue, mais insulina é liberada pelo pâncreas para retirar esse excesso da corrente sanguínea. Esse processo pode desencadear sintomas parecidos com os de hipoglicemia, ou seja, açúcar de menos no organismo, logo mais fome”.
3 – “Inclua um programa de exercícios aeróbicos moderados na sua rotina. Utilizando a gordura armazenada no organismo como fonte de energia, a fome tende a diminuir, principalmente logo após o término do treino. O mesmo não acontece com uma série muito intensa que, por demandar muito esforço, aumenta a vontade de comer”.
4 – “Ainda que pareça uma atitude saudável, consumir frutas ou sucos naturais à tarde pode elevar a fome nas alturas nesse período. O açúcar natural das frutas vai aumentar o nível de insulina no sangue e consequentemente às chances de acarretar hipoglicemia”.
5 – “No lanche da tarde dê preferência a alimentos ricos em fibras, que estabilizam os níveis de açúcar no sangue”.
6 – “Inclua na dieta alimentos com menor concentração de açúcar, ou seja, com baixo indíce glicêmico”. Brócolis, abobrinha, berinjela e aspargos são bons exemplos.
7 – “Não abuse de bebidas alcoólicas, que representam calorias a mais e não tem valor nutricional”.
8 – “Ainda que você leve uma vida agitada, a refeição não é hora de pressa. Mastigue bem e com calma os alimentos. Quando se come rapidamente, é bem maior a quantidade ingerida até que chegue a uma sensação de saciedade”.
9 – “Evite a tentação, não estoque doces na despensa de casa”.
10 – “Não passe longas horas sem se alimentar, pois, na hora em que você for comer, a fome vai estar insaciável”.