quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Herpes zoster

Herpes zoster

Esse é um tipo mais raro de manifestação do herpes, que acontece quando há uma reativação do vírus da catapora, o varicella-zoster (
VVZ). Ou seja, após a catapora, esse vírus não é totalmente eliminado do corpo e fica em estado de latência, então quando a pessoa fica adulta, ela pode ter a eclosão do herpes zoster.


Segundo os infectologistas, o vírus gosta de ficar nos gânglios nervosos paramedulares, que ficam nos dois lados do corpo, separados, paralelos à medula espinhal. É por isso que, ao se reativar, ele só aparece em uma metade do corpo. Geralmente, essa reativação acontece quando há algum fato importante, a pessoa está com a imunidade comprometida, teve algum corte ou machucado muito grande ou está passando por uma situação de estresse ou ansiedade muito intensa.

Para quem já tem herpes, existem alguns fatores que podem desencadeá-lo, como por exemplo, o sol, a má alimentação, o estresse, o sono ruim e a tristeza ou depressão. Todas essas situações geralmente enfraquecem o sistema imunológico, o que pode ativar o vírus e favorecer o surgimento das lesões. Para evitar o aparecimento das feridas, é fundamental, portanto, manter o sistema imunológico forte e também agir antes com o medicamento, o aciclovir.

É muito comum as pessoas esperarem as lesões aparecerem para aplicar a pomada, mas o princípio do remédio é inibir a replicação viral, ou seja, evitar que o vírus se multiplique. Por isso, aos primeiros sinais de comichão, coceira e aquecimento na boca, por exemplo, fase que dura de 6 a 48 horas até o aparecimento da ferida, é importante já aplicar a pomada ou tomar o remédio oral para inibir a ação do vírus, como alertou a infectologista Rosana Richtmann do programa Bem Estar da rede globo.

Em caso de ferida, a médica explica ainda que é importante evitar alimentos ácidos, como laranja, limão, lima, abacaxi, pimenta e vinagre, que podem aumentar o desconforto e a dor. A médica explica ainda que existem alguns alimentos que podem aumentar o risco de recorrência das lesões do herpes, como o chocolate. Isso não significa que ele causa a ferida, é apenas uma especulação em relação ao assunto, como lembrou o infectologista Caio Rosenthal.

Na primeira vez que o herpes aparece, a lesão vem com muito mais força porque pega o sistema imunológico despreparado. O vírus é uma ameaça que o corpo não conhece, portanto não consegue impedir e demora a se defender, deixando o organismo mais vulnerável. Nas próximas infecções, o corpo se acostuma e consegue amenizar as lesões com uma defesa mais eficaz.

Herpes (Foto: Arte/G1)

Nenhum comentário: