domingo, 10 de novembro de 2013

Benefícios do amendoim

Benefícios no consumo do amendoim

1.      Os frutos secos possuem um elevado valor calórico e por esse motivo o seu consumo deve ser controlado e moderado. O amendoim, é uma rica fonte de proteínas de origem vegetal, gorduras mono e polinsaturadas, que são muito importantes para a saúde cardiovascular.

2.     As gorduras monoinsaturados contidos no amendoim, conhecidos como gorduras do bem contribuem para diminuir a oxidação, diminuir o colesterol ruim (LDL) através do fígado e aumentar as taxas do colesterol bom (HDL).

3.     O amendoim é também uma importante fonte de resveratrol, um fitoquímico destacado pela sua ação na proteção contra a aterosclerose e por isso associado a uma diminuição dos riscos de cardiopatias.

4.     Estudos efetuados indicam que o resveratrol  também consegue impedir o desenvolvimento de células nocivas que originam o cancro.

5.     Em uma pesquisa da Universidade Federal do Espírito Santo foi observado que ratos que o consumiam regularmente e concluíram que: 1. Mesmo sem restrição de calorias, o amendoim ajudou a controlar o peso dos animais; 2. Até mesmo quando bem mastigado, trituradoparte da gordura do amendoim é expelida pelas fezes e não absorvida pelo organismo.

6.     Em outra pesquisa, da Universidade Federal de Lavras, revelou que o amendoim acelerou o metabolismo de roedores em 11%. Em seres humanos, foi constatado que indivíduos com peso normal ficaram saciados, deixavam de beliscar de forma excessiva após saborearem uma porção de amendoim.