terça-feira, 9 de julho de 2013

8 alternativas caseiras para o uso de farinha

Confira abaixo 8 alternativas caseiras para incluir a farinha em sua rotina de beleza, artesanato, casa e jardim!
1. Massinha de modelar
Que tal fazer com seus filhos a sua própria massinha? Eles vão adorar! Os ingredientes são simples e ela é muito fácil de preparar.
Ingredientes:
1 xícara de farinha
1 xícara de água quente
1 colher (de chá) de óleo
¼ de xícara de sal
Corante alimentar

A própria criança pode fazer. Basta misturar bem todos os itens até dar o ponto e, por último, adicionar algumas gotas do corante para ficar da cor desejada. Quando terminar de brincar, basta guardar em um saco plástico bem fechado para não ressecar.
2. Cola caseira
Esta receita não serve para objetos pesados, mas é uma ótima alternativa para colar papel e pequenos artesanatos.
Ingredientes:
2 xícaras de água filtrada
2 colheres de sopa de farinha
1 colher de sopa de vinagre branco

Dissolva a farinha de trigo em ½ xícara de água fria. Ferva o restante da água e, com fogo baixo, adicione a farinha dissolvida na água. Mexa constantemente por uns 10 minutos até engrossar. Retire do fogo, acrescente o vinagre e misture bem. Deixe esfriar e está pronta para usar! Para guardar, armazene em um recipiente bem fechado. Se deixar na geladeira, ela pode durar cerca de duas semanas.
3. Xampu a seco
Está atrasada e não teve tempo de lavar o cabelo? A farinha pode ajudar! Basta polvilhá-la na raiz do cabelo e deixar por cerca de 10 segundos para absorver a oleosidade. Depois, é só retirar o resíduo.
4. Máscara facial
Uma ótima máscara facial pode ser feita com farinha de arroz. Esse ingrediente tem propriedades esfoliantes e aumenta a produção de colágeno, deixando a pele mais macia. O uso da farinha de arroz também é comum em tratamentos para melhorar a pigmentação da pele, tirar manchas e suavizar rugas.
Ingredientes:
2 colheres (de sopa) de farinha de arroz
1 colher (de sopa) de mel

Misture a farinha e o mel até formar uma pasta homogênea. Aplique no rosto e pescoço, deixe agir por 30 minutos e enxágüe com água morna. Você pode repetir o processo uma vez por semana.
5. Serum natural contra acne
Para fazer o seu próprio tratamento contra acne, basta misturar partes iguais de farinha de trigo e mel e aplicar um pouco da mistura na espinha. Cubra com um curativo adesivo durante a noite, e no dia seguinte já vai perceber a melhora.
6. Produto para limpar bronze ou cobre
Misture a mesma medida de farinha, sal e vinagre branco. Aplique a mistura no metal com uma esponja e deixe secar. Depois, lave com água morna e lustre com um pano seco.
7. Polimento de aço inoxidável
A farinha é ótima para devolver brilho ao aço inoxidável, como a pia da cozinha. Limpe e seque a peça e, em seguida, use um punhado de farinha e um pano seco para lustrar.
8. Remédio contra formigas no jardim
Para acabar com as formigas no jardim, coloque um punhado de farinha em uma planta onde elas estão e isso vai espantá-las.

Nenhum comentário: