terça-feira, 11 de junho de 2013

Como dar banho no bebê, passo a passo

Como dar banho no bebê :


Coloque todos os utensílios que vão ser precisos para o banho, assim como as roupinhas, e os produtos de higiene, para não acontecer  em hipótese alguma, deixar o bebê sozinho durante o banho. Prepare tudo que vai precisar com antecedência:
Segue a lista:

- Banheira
- Esponja do banho
- Termómetro
- Shampoo
- Gel de banho
- As compressas esterilizadas
- Cotonetes
- Alcóol 70%
- Creme para o corpo
- Fraldas
- Pomada para assadura do bébé.
- Óleo para o banho
- Toalha do banho
- Roupinhas que o bébé vai vestir.
- Escova para o cabelo
Preparação da banheira:

Depois prepare a banheira do bebê, a água do banho do recém-nascido merece uma atenção especial. A temperatura e a quantidade de água na banheira.

A temperatura da água usem um termómetro deve estar
em torno de 36 ou 37 graus. Para encher a banheira, primeiro deve ser colocada a água fria e depois a quente, até atingir a temperatura ideal. Antes de colocar o bebê, misture bem as águas por toda a banheira e jamais acrescente água fria ou quente quando a criança já estiver lá dentro. Não é preciso encher demais a banheira, mas se você colocar pouca água ela vai esfriar rapidamente. O ideal é que haja água suficiente para o bebê flutuar. Uma boa medida é que o nível da água bata no umbigo da criança. 

Colocamos a mão em C e o bebê apoia-se no nosso antebraço. O que devemos lavar primeiro é os olhos de fora para dentro. Depois coloca-se shampoo e lava-se a cabeça do bebê, atrás das orelhinhas e vamos descendo para o pescoço , dobras dos braços , a barriguinha o umbigo etc… O bebê vai chorar muito não se assustem. Depois virem-no para lavar as costas e o resto das partes que faltam. Tirem-no da banheira, limpem-no e vistam-no.

Limpeza do cordão  umbilical:

A limpeza do cordão umbilical é feita com uma compressa esterilizada com alcool 70% não molhem muito. Antes de colocarem a fralda ponham sempre a pomada para a assadura do bebê.  Limpem a curvatura da orelha e as narinas com um cotonete. No final penteiem o bebê.

Nunca deixem o bebê sozinho na banheira, ele pode afogar-se com 2 centímetros de água e em menos de 60 segundos!!!

Nenhum comentário: