segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Hábitos que melhoram a má digestão


1 • Primeiro, mastigue bem os alimentos  durante as refeições. Comer sem tanta pressa assim ajuda a saborear os alimentos e facilita a absorção dos alimentos. Sabemos que é meio difícil, devido a rotina de correria e trabalho que muitos têm, onde mal há tempo para comer, mas criando o hábito de mastigar mais vezes, você já ajuda para uma boa digestão. O resultado dessa correria toda na hora de comer, acumula gases em e podemos ficar com o abdômen inchado. Sem falar que seu corpo acabará gastando mais energia para fazer a digestão e você fatalmente ficará com mais sono e cansaço após as refeições.
2 • A hora da refeição deve ser a mais tranquila possível. Evite discussões, brigas e levar o trabalho para a mesa. Não são apenas os aborrecimentos que atrapalham a digestão, uma forte emoção boa tem o mesmo efeito.
3  Não beba durante as refeições. Os líquidos deixam o estômago em dez minutos, levando com eles os sucos digestivos. A situação piora se a bebida for quente, pois o calor irá enfraquecer os tecidos do estômago. Outra desvantagem é que a saliva possui enzimas que atuam na quebra molecular dos alimentos, e os líquidos atrapalham esse processo. Ao se misturarem à saliva eles a deixam “frágil”. Isso significa que o estômago terá mais trabalho e o organismo gastará mais energia para digerir os alimentos.
4  Ingerir chá depois da refeição também vai super bem, já que ele ajuda a livrar da sensação de inchaço. Quando o chá é quente,  ajuda a dissolver as gorduras e diminui a formação de gases intestinais.
5  Evite esforço físico e relaxamento, ao sair da mesa, descanse um pouquinho, mas evite dormir. O sono depois de comer faz com que o metabolismo do corpo diminua. Os exercícios físicos também são ruins porque reduzem a quantidade de sangue disponível para digerir os alimentos. Das duas formas, a comida fica mais tempo retida no organismo, que produz toxinas geradoras do mal-estar.
6  Não abuse de alimentos gordurosos e de frituras.

Nenhum comentário: