sábado, 5 de janeiro de 2013

Consuma carne de maneira mais saudável


Descubra como o consumo de carne e bebida pode ser mais saudável


Talvez você ainda não saiba, mas o cozimento de alimentos é capaz de aumentar o nível de aminas heterocíclicas (AH), um composto químico que pode causar o aparecimento de tumores cancerígenos.
No entanto, fritar e grelhar a carne também pode ser particularmente perigoso, porque o aquecimento intenso transforma os açúcares e aminoácidos nesse composto.
Acontece, porém, que os cientistas têm mostrado que há um crescente aumento de evidências que comprovam que essas aminas heterocíclicas em carne cozida podem ser reduzidas através de um tratamento prévio dessa carne.
Veja só! O bife marinado em cerveja ou vinho antes do cozimento reduz dramaticamente o nível dos compostos químicos causadores de câncer. Para isso, a cerveja é ainda mais efetiva que o vinho.
Deixando a carne marinar em vinho tinto ou cerveja por 6 horas antes do processo de fritura pode reduzir o nível de dois tipos de AH em 90%.  A cerveja foi eficiente também na redução de um terceiro tipo de AH, cortando níveis significativos em somente 4 horas. Pesquisas preliminares têm demonstrado também que o marinado de vinho tinto tem efeito similar em AH de frango frito.
Um molho feito com óleo de oliva, sumo de limão e alho pode ajudar a diminuir os níveis de AH no frango grelhado em mais de 90%.
Cozinhar carne em baixa temperatura e por pouco período de tempo também previne a formação de AH.
Estes são benefícios bem documentados de que certo tipo de álcool, como vinho tinto, por exemplo, possuem poderosos polifenóis - como o resveratrol - que são antioxidantes, prolongam a vida, previnem a Doença de Alzheimer e inibem a proliferação do câncer. Além do que, o álcool parece aumentar significativamente a absorção no seu corpo.

Nenhum comentário: