quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Vejam os produtos com maior taxa de oxidantes


Nem todo chocolate é igual
Certamente você está bem mais feliz ao saber que o chocolate é um alimento que traz benefícios para a sua saúde. Esses benefícios são resultado da alta concentração de antioxidantes presentes no cacau puro.
Mas, tome muito cuidado! Não é todo e qualquer chocolate que poderá fazer milagre pela sua saúde. Essa taxa de benefício tende a diminuir na medida em que o cacau for processado. Portanto, não espere milagres de chocolates normais.
Infelizmente, poucos chocolates ainda contêm ingredientes ativos em sua composição. O chocolate que oferece maiores benefícios é geralmente aquele que as pessoas mais rejeitam, pois ele chega a ser bastante amargo devido à alta concentração de cacau. Talvez você ainda não saiba, mas um chocolate de boa qualidade deve ter no mínimo 70% de cacau.

De acordo com um artigo publicado no Journal of Agricultural and Food Chemistry, em ordem, os produtos que possuem maior taxa de antioxidante são:

·         cacau em pó;
·         chocolate amargo;
·         chocolate escuro;
·         chocolate meio amargo.

Ainda que seja mais saboroso, o chocolate ao leite deve ser evitado! Além de possuir poucos antioxidantes, ele contém leite o que anula o efeito desta substância. Além disso, o chocolate ao leite é saturado com açúcar, o que causa mais danos para a sua saúde do que benefícios ao sistema cardiovascular. E que isso sirva de alerta: durante seu processamento, o chocolate pode sofrer uma contaminação por chumbo.
Estudos revelam que meia barra de chocolate por semana (+/- 7,0 gr.) é a quantidade observada como ideal para a efetiva proteção contra inflamação e doença cardiovascular.
Tenha o chocolate, de qualidade, como seu grande aliado!

Nenhum comentário: