domingo, 14 de outubro de 2012

Faça boas escolhas na hora de comer


Café da manhã

O café da manhã é a refeição mais importante do dia, por isso, procure consumir alimentos leves e saudáveis e que dêem sensação de saciedade. Prefira trocar o pão por torradas integrais com requeijão ou uma fatia de queijo branco.
As frutas são nutritivas e ótimas para acompanhar a primeira refeição do dia. Elas podem ser consumidas em forma de sucos ou salada de frutas. Evite adicionar açúcar, creme de leite ou leite condensado na salada de frutas, prefira o seu açúcar natural. Se quiser um complemento, acrescente farinha láctea, aveia, granola ou demais cereais para a sua salada de frutas ficar ainda mais saborosa.
A barrinha de cereal também é uma ótima alternativa para manter o seu café da manhã mais saudável, principalmente nos dias em que você não tem tempo para saborear uma refeição mais elaborada.
O leite integral deve ser substituído pelo desnatado,que possui uma quantidade menor de gorduras saturadas, aquelas que em excesso elevam os níveis do mau colesterol. O iogurte natural ajuda no bom funcionamento do organismo e é uma boa opção para quem tem intolerância ao leite. Na hora de tomar um cafezinho ou chá, evite usar o açúcar e substitua por algumas gotinhas de adoçante.

Almoço

Para um almoço mais saudável, procure consumir pratos mais coloridos. Você pode comer de tudo um pouco, desde que não exagere na quantidade. Prefira comer bastante verduras e legumes temperados, molhos naturais, substitua o arroz tradicional pelo arroz integral e o feijão preto pelo branco ou o carioca.
As carnes gordurosas podem ser trocadas por filés grelhados, o sal refinado por sal marinho e as frituras por assados. Troque o óleo vegetal por azeite, seja para temperar a salada, como para o preparo de refeições quentes e frituras. Além de muito mais saudável, incluir o azeite de oliva nas suas refeições ajuda a combater diversos problemas de saúde.
Evite o consumo exagerado de bebidas gaseificadas e alcoólicas. Prefira os sucos naturais sem açúcar ou beba água.

Lanches entre as refeições

Para não sentir fome ao longo do dia, o ideal é um intervalo a cada três horas. Fazer pequenos lanches ajuda a não exagerar nas refeições. Por isso, quando bater aquela vontade de comer alguma “besteirinha”, controle-se e procure trocar os alimentos calóricos por outros mais saudáveis.
Coma frutas, iogurte com granola e cerais, barrinha de cereal, gelatina, cookie integral ou sanduíche natural. Evite ao máximo o exagero de açúcares, mas se isso for uma missão quase impossível, procure comer de forma controlada.
Ao invés de atacar a caixa de bombons, se satisfaça com apenas um. Nada de comer o pacote de biscoitos recheados inteiro, apenas duas unidades são essenciais para matar a vontade. Ao invés de comer um pedaço de bolo grande, troque por uma fatia mais fina.

Jantar

No jantar, faça refeições mais leves, como lanche natural ou uma salada mais completa. Apostar em um prato mais elaborado também pode, mas desde que sem exageros. Substitua carnes gordurosas por grelhados e massas mais leves com molho natural, tudo para evitar que você durma se sentindo pesada.
Para a sobremesa, prefira as frutas. Elas têm açúcar natural, que sacia a vontade de comer docinhos bem calóricos.