domingo, 14 de outubro de 2012

Alimentos cozidos e a vapor, qual o melhor?


Nutricionistas afirmam que quando o alimento é exposto a alta quantidade de calor, pode perder os nutrientes presentes neles. O cozimento feito com a panela aberta, 40% a 60% dos nutrientes são eliminados. Já à vapor, esse número reduz para 10% a 30%. Veja algumas dicas infalíveis para o cozimento:
1 – É bastante comum descascar batatas e cenouras antes do cozimento. Mas essa atitude elimina sim os nutrientes presentes nesses alimentos, pois a casca atua como uma proteção, retendo os componentes internos. Por isso, cozinhe cada um deles com as cascas e depois, ao esfriar, remova cuidadosamente com ajuda de uma faca bem pontuda.
2 – Evite colocar muita água na panela ao cozinhar. Caso você não tenha como usar o vapor para o cozimento, o micro-ondas pode ser a melhor solução.
3 – Prefira cortar os vegetais em pedaços maiores, pois os menorzinhos multiplicam a perda dos nutrientes. Segundo Regina, se o alimento for muito pequeninho, ao entrar em contato com a água, eles perdem esses componentes benéficos ao organismo.
4 – Reutilize a água que você cozinhou os vegetais para a preparação de sopas, pois elas contêm as vitaminas dos alimentos.
 

Nenhum comentário: