sábado, 26 de maio de 2012

Suplemento de cálcio aumenta risco de ataque cardíaco



Prós e contras — Os autores do trabalho afirmam que, mesmo que esses suplementos protejam mulheres que passaram pela menopausa da osteoporose, esse efeito é modesto, diminuindo, em média 10% os riscos das pacientes terem o problema. 
Uma pesquisa publicada em abril de 2011 no BMJ mostrou que esses suplementos aumentam em 25% as chances das mulheres terem um infarto. Os autores desse estudo concluíram, então, que esses riscos superam a eficiência do produto em prevenir problemas como as fraturas ósseas.
“Os suplementos de cálcio têm sido amplamente adotados por médicos e pela população em geral, que o consideram um produto natural benéfico para a saúde dos ossos. No entanto, está se tornando claro que esse nutriente em doses concentradas diárias não é natural, já que não produz os mesmos efeitos do que o cálcio obtido por fontes alimentares” escreveram os autores no artigo. "Devemos voltar a ver de cálcio apenas como um componente importante de uma dieta equilibrada, e não como um remédio milagroso de baixo custo para o desgaste ósseo na pós-menopausa".



 

Nenhum comentário: