quarta-feira, 2 de maio de 2012

Fitoterapia - Graviola


Aprendendo sobre as plantas, Fitoterapia

GRAVIOLA
Annona muricata,L.
_____________________________________________


A graviola  é conhecida por ser uma fruta saborosa, comum na culinária e nas casas brasileiras. É típica da América Central e foi trazida ao Brasil, onde se reproduz com maior facilidade em climas frios ou amenos, embora cresça em qualquer tipo de solo e seja bastante presente na região Nordeste.
Seu consumo inicialmente era apenas alimentício, porém, estudos foram comprovando aos poucos suas propriedades medicinais, sendo seu uso amplamento divulgado no Brasil e outros países. 
A árvore que dá origem a essa fruta pode alcançar até 5 metros de altura, com folhas verdes, brilhantes e com flores amareladas. Os frutos não têm proporções definidas, de formato oval, casca verde e branco e suculento por dentro, seu sabor é quase indefinido, sendo um pouco ácido, doce e leitoso ao mesmo tempo e a sua safra é anual. Sua composição química é rica em carboidratos, vitamina C, B1 e B2, anonacina (presente na casca), e compostos fitoquímicos e bioativos. Entretanto o uso medicinal não se restringe a fruta, o chá de suas folhas é utilizado no tratamento de doenças como insônia, diabetes, suas sementes servem para alívio estomacais.

A graviola pode ser utilizada no tratamento de
Seu uso é tão benéfico para tratar doenças distintas, graças à presença da vitamina C, que combate os radicais livres, protegendo as células saudáveis do corpo. Testes em animais comprovaram que o seu chá combate as células cancerígenas, porém nada se sabe sobre o seu uso em humanos. Estudos vêm procurando comprovar seus benefícios anticancerígenos, para auxiliar no tratamento de pacientes dependentes de quimioterapia e outros processos que agridem o corpo dos enfermos.

Consumo

Presente na culinária, o fruto da graviola pode ser consumido ao natural, em sucos, vitaminas, doces, sorvetes, geleias entre outras sobremesas.


Aviso Importante: Este blog só tem caráter informativo e nenhuma das informações nele contidas é válido coo qualquer tipo de consulta, 

Fonte: Graviola - propriedades e benefícios  -
http://www.remedio-caseiro.com/graviola-propriedades-e-beneficios/

Nenhum comentário: